terça-feira, 21 de abril de 2015

Primeiros exames do recém-nascido

Alguma mamãe de primeira viagem leitora do blog? Assim como eu tem dúvidas de quais são os primeiros exames feitos nos nossos filhotes? Fiz um apanhado em revistas e blogs especializados nesse assunto e agora trago para vocês.

São cinco os testes essenciais para os bebês, feitos ainda na maternidade. Eles diagnosticam algumas das doenças que podem ser tratadas, precocemente.


Teste do pezinho - Esse teste é obrigatório no Brasil desde 2001 e deve ser realizado depois de 48 horas do nascimento do bebê. É feito por meio da coleta de gotinhas de sangue no calcanhar da criança. Há três tipos desse teste: o mais simples e gratuito, onde detecta seis doenças distintas: fenilcetonúria (doença rara e congênita onde a pessoa nasce sem a capacidade de quebrar adequadamente moléculas do aminoácido fenilalanina. Oi?? Deu no mesmo né??? kkkk), hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, fibrose cística, deficiência de biotinidase (doença metabólica tratável no qual o organismo não consegue obter a vitamina biotina de maneira adequada) e hiperplasia adrenal congênita (desordem genética das glândulas adrenais, que ajudam a manter o corpo em equilíbrio ao fabricar as quantidades adequadas de hormônios como cortisol, aldosterona e andrógenos). Mais ainda existem os testes, que os pais podem optar: o Mais, que detecta, além das seis do teste básico, mais quatro, ou o Super, que diagnostica 48 patologias.


Teste da orelhinha - Detecta possíveis problemas de audição no bebê.É simples e é feito enquanto o bebê dorme.De acordo com uma lei publicada em 2010, todas as maternidades são obrigadas a realizar esse teste gratuitamente. Caso haja fatores de risco, como bebês prematuros, ou surdez na família, é recomendado repetir o exame aos 7 meses de vida.


Teste do olhinho - É obrigatório nas maternidades públicas e particulares em alguns estados. É feito antes da alta e indica se o bebê tem ou não catarata, glaucoma, má formação no globo ocular, tumores e também retinopatia, que é a principal causa de cegueira infantil.


Teste do coração - É realizado entre 24 e  48 horas de vida do bebê detecta má formações cardíacas.Desde 2014, faz parte da triagem neonatal do SUS e leva menos de cinco minutos. É feito com uma pulseira que mede a oxigenação do sangue e os batimentos cardíacos. Ele é simples e indolor: o pediatra olha o fundo do olho do recém nascido para ver o reflexo vermelho que aparece com o feixe de luz, mas precisa se feito pelo pediatra no consultório.


Teste da linguinha - Esse exame avalia se o freio da língua é curto, o que pode dificultar a pega na amamentação. Ter esse diagnóstico desde cedo evita que a criança desmame antes do tempo, tenha dificuldade de engolir e mastigar ou língua presa ao falar. Desde o ano passado, é obrigatório em todo o país.

Espero ter ajudado meninas, porque para mim foi muito importante, já que não sabia nem do teste do coração nem do teste da linguinha.

Fontes: Revista Crescer e Revista Pais e Filhos

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário