quinta-feira, 16 de abril de 2015

Diferenças entre o parto normal, natural e humanizado

Durante a gravidez, a mulher se depara com diversas dúvidas, mas a mais importante delas é, sem dúvida, a escolha do parto a ser realizado. De acordo com a ginecologista e obstetra Leila Marinho Lages "a decisão deve seguir normas médicas estabelecidas, mas respeitando a também o fator emocional da mulher".
Ainda de acordo com a médica, o parto normal é o mais indicado para a mulher, já que o corpo já nasce preparado para tal fim. Mas, durante a gravidez, podem surgir algumas complicações que impedem a realização desse tipo de parto.

Diferenças entre cada tipo de parto


Parto Normal - É o nascimento por via vaginal, em que o obstetra exerce a função de conduzir o trabalho de parto, podendo intervir realizando uma incisão no períneo (corte feito entre a vagina e o ânus) para alargar o trajeto da saída do bebê, administrando medicações para acelerar as contrações, recorrendo à analgesia, incluindo anestesia peridural e até mesmo ajudando na expulsão do bebê manualmente.



Parto Natural - O obstetra acompanha o processo do parto, sem lançar mão das condutas utilizadas no parto normal, ou seja, o profissional assiste a paciente e dar assistência à paciente.

Parto Humanizado - Ocorre quando há o contato e participação de um familiar no parto. É mais comum serem realizados em residência, geralmente numa piscina. Oferece alguns riscos.

Nessa lista ainda temos o parto cesária, o de cócoras e o na água, mas isso pode ser tema para um outro post.

Eu particularmente optei pelo parto normal, pois ainda tenho alguns receios, principalmente quanto ao parto humanizado, mas estudei todas as possibilidades e se meu príncipe correr alguma risco, não exitarei em fazer uma cesária, para o bem dele e meu.

E as mamães de plantão? Optaram por qual parto? Quero saber!

Fontes: Revista Crescer e Revista Pais e Filhos

Bjs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário